Estilos de mangá

Até que enfim essa coisa entrou no ar😄 Demorou bastante para montar isso aqui, embora não pareça. Eu planejo falar sobre vários assuntos. Na verdade coisas que gosto, pois é um jeito mais fácil de escapar um pouco de todas as coisas ruins que me cercam, pelo menos o tempo suficiente para descansar.

Para começar nada melhor do que falar um pouco dos diferentes estilos de mangás. Claro que existem ainda mais, com muito mais subdivisões. Mas isso é assunto para mais tarde.

Shoujo

Mangás para meninas. Em geral fala mais das relações e sentimentos dos personagens. Algumas vezes até existe luta, mas elas tendem a ficar em segundo plano, além de serem mais suaves. Os traços costumam ser mais finos e trabalhados. Exemplos: Sailor Moon, Fruits Basket.

Um subgênero importante é o da “magical girls”, onde são apresentadas personagens que usam magia para proteger o mundo. O exemplo mais famoso é Card Captor Sakura.

Shounen

Mangás para meninos. Aqui as lutas tem um peso maior. Elas tendem a ser mais violentas e intensas. Mas também há espaço para o sentimento dos personagens, que geralmente afloram no calor da batalha. Cenas de ação costumam ser mais detalhadas. Exemplo: Cavaleiros do Zodíaco, Naruto, Bleach.

Seinen

Mangás para homens. Além de terem protagonistas mais velhos do que do shounen (que costuma ter adolescentes) também apresentam histórias um pouco mais pesadas e maduras, já que são feitos para uma idade sem restrições. Ex: Gantz.

Josei

Mangás para mulheres. Assim como os seinen possuem uma história mais madura. Aqui, ao contrário dos shoujo, as relações amorosas tendem a ser mais realistas e menos idealizadas. Ex: Nodame Cantibile .

Kodomo

Mangás para crianças. Histórias mais simples, sem violência ou relações mais profundas. Ex Hamtaro

Yaoi/Yuri

Mostra gays e lésbicas, respectivamente. Às vezes está incluído em algum outro estilo. Mas em alguns casos é o foco principal da história, como Gravitation, por exemplo.

Ah, mas por que essas divisões? Quer dizer que menina não pode gostar de shounen e etc?

Na verdade essas divisões tem a sua função. É que os mangás que conhecemos aqui no Brasil são uma exceção. No Japão os mangás são lançados em revistas, que possuem várias histórias. Se alguma delas faz muito sucesso só então é lançada em uma edição isolada, tal como se vê por aqui. A revista que talvez seja mais famosa é a Shounen Jump. E essas revistas costumam respeitar essas classificações. Assim a pessoa pode comprar a revista que traga seu estilo favorito.

Mas isso não significa que necessariamente você só possa ler o que está classificado para a sua faixa de idade. Eu por exemplo já vi todos esses animes que estão na parte de shoujo.

Por hoje é só. Ficou bem incompleto mas um dia eu melhoro😄

By Shaoran

2 Responses to “Estilos de mangá”

  1. Mr WordPress

    Hi, this is a comment.
    To delete a comment, just log in, and view the posts’ comments, there you will have the option to edit or delete them.

  2. Jennysakura

    Ficou legal!! Você tem paciência para escrever coisas assim😄

    Só vou começar a postar aqui quando terminar o período de provas…

    Yoroshiku ne!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s