Nihongo nouryoku shiken

1144551811_f

Bom, o que é esse título estranho?

Muita gente algum dia tem o desejo de aprender japonês. Muitos desses chegam a colocar o plano em prática. Prova disso é o grande número de pessoas na faculdade de letras da UFRJ que embora façam outras línguas puxam a matéria “Japonês 1”, só porque tem interesse na língua. Outro exemplo é o grande número de lugares na internet onde são fornecidos materiais para a pessoa aprender sozinha pelo menos o básico do japonês. O fato é que trata-se de uma língua muito interessante e algumas vezes até divertida de estudar.

Para você, que estuda ou algum dia estudou… que tal colocar seus conhecimentos a prova? E melhor, ainda ganhar um diploma bem aceito no mercado para enriquecer o seu currículo. É disso que a prova de proficiência em japonês (Nihongo nouryoku shiken) se trata.

É uma prova oficial que acontece todo ano em várias partes do mundo, visando atestar a capacidade do aluno no uso da língua. Aqui no Brasil acontece no início de dezembro.

Existem 4 níveis nessa prova:

Nível Exame Tempo Nota Qualificação
1 Ortografia e Vocabulário 45 min 100 Ser competente no idioma para uma vivência social plena ou para estudos e pesquisas em universidades japonesas. Gramática de nível elevado. Cerca de 2.000 kanji e 10.000 vocábulos. (900 horas de estudos de língua japonesa)
Compreensão Auditiva 45 min 100
Compreensão de Texto e Gramática 90 min 200
Total 180 min 400
2 Ortografia e Vocabulário 35 min 100 Ser capaz de ler, escrever e de manter conversação sobre assuntos gerais. Gramática de dificuldade média. Cerca de 1.000 kanji e 6.000 vocábulos. (600 horas de estudo de língua japonesa)
Compreensão Auditiva 40 min 100
Compreensão de Texto e Gramática 70 min 200
Total 145 min 400
3 Ortografia e Vocabulário 35 min 100 Ser capaz de ler e escrever textos simples e de manter conversação do cotidiano. Gramática básica. Cerca de 300 kanji e 1.500 vocábulos. (300 horas de estudos de língua japonesa)
Compreensão Auditiva 35 min 100
Compreensão de Texto e Gramática 70 min 200
Total 140 min 400
4 Ortografia e Vocabulário 25 min 100 Ser capaz de ler e escrever textos curtos e simples e de manter uma conversação básica. Gramática essencial. Cerca de 100 kanji e 800 vocábulos. (150 horas de estudos de língua japonesa)

Pela primeira vez estarei fazendo, vou tentar o nível 4.  A Jenny (já tem o 4 e 3, talvez tente o 2 agora) está me ajudando a treinar. Quem sabe no futuro ela não dá aulas particulares visando essa prova?

Aliás, esse ano é o último com o modelo atual. Ano que vem parece que a fórmula de avaliação vai mudar muito. Talvez seja melhor tentar agora, pois podemos pegar questões de provas passadas e treinar já com o modelo da prova.

Boa sorte para quem vai tentar!

Para ver:

Site oficial da prova

Comunidade Nouryoku shiken do orkut

By Shaoran

2 Responses to “Nihongo nouryoku shiken”

  1. jennysakura

    Então, acontece no mundo todo ao mesmo tempo /o/ (data e horário)!

    É bom aproveitar bem este ano! Depois não saberemos o que esperar direito, né?

    Vc esqueceu de dizer que a insscrição é só até esta sexta (dia 04/09) e os valores de cada nível, além dos lugares onde as pessoas devem ir para fazer a inscrição. Caso alguém tenha interesse é só deixar um comentário que responderemos tudo!!

    =*

  2. black hattitude

    Hi,

    thanks for the great quality of your blog, each time i come here, i’m amazed.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s